Marcação Psiquiatria, toda segunda-feira, através do telefone (81) 3320-6152
O Brasil vem vivendo um momento único e delicado na história, no qual, a melhor maneira de se proteger e proteger o próximo é evitando a presença física e os cumprimentos afetuosos. Essas indicações embora sejam medidas protetivas vão ao encontro com nossa cultura de proximidades e afetos. Somados as medidas restritivas de interação, vem a questão de quanto tempo ficaremos vivenciando esse processo de incertezas e medos.
Tudo isso mexe com nossa mente e nossa saúde, de repente, o inimigo que tem nome, forma, mas que não é visível aos olhos, muda todo o cenário social e político do país. Muitos de nós podemos e devemos ficar em casa e muitos outros precisam se manter na rua e trabalhando. Mas todos estão vivenciando diferentes formas de lidar com as recomendações de Órgãos Internacionais de Saúde, trazendo à tona sentimentos que geram sofrimento e desesperança. Foi pensando nesse processo novo de ressignificação da vida social, de prioridades e segurança em saúde, que o DQV propõem atuar na escuta, acolhimento e orientação em saúde mental ao toda comunidade da UFRPE.
Esse serviço será fornecido de forma individual e a distância por meio de aplicativos de comunicação. Os interessados podem mandar e-mail para acolhimentodqv@outlook.com, com nome e e-mail, informar se já é atendido por algum profissional do DQV, qual profissional e, se desejar, um breve relato dos motivos que o fizeram procurar o serviço. É importante ressaltar que é um acolhimento e não uma consulta, mas uma escuta qualificada. Diferentes profissionais capacitadas para essa escuta e demanda retornarão o contato agendando o horário para a escuta. O serviço funcionará de segunda a sexta, seguindo a escala das profissionais. Informamos ainda que através desse e-mail você também poderá receber uma ampla rede de informações e orientações de como se manter com a mente saudável durante esse período.
É importante esclarecer que os casos que demandarem atenção maior serão orientados a procurarem unidades de atendimentos que continuam realizando atendimentos presenciais como CAPS ou outra rede assistencial.