DEZEMBRO VERMELHO: Campanha de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que se espalha por meio de fluídos corporais e afeta células específicas do sistema imunológico, conhecidas como células CD4, ou células T. Sem o tratamento adequado, ele destrói essas células tornando o organismo vulnerável e incapaz de combater infecções e doenças, situação denominada de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). A infecção possui progressão bem documentada e relativamente lenta a depender das condições da pessoa e da sua adesão ou não ao tratamento medicamentoso, podendo permanecer assintomático por 10 anos ou mais. Algumas pessoas que estão infectadas com o HIV relatam ter sintomas semelhantes aos da gripe, de duas a quatro semanas após a exposição. (1)

O HIV foi reconhecido na década de 80, nos EUA, após um grupo de casos de pneumonia por Pneumocystis, doença rara que em geral ocorria apenas em indivíduos imunossuprimidos, correlacionada a uma incidência também incomum de uma forma rara de câncer, chamada de sarcoma de kaposi. Em 1983, o patógeno causador da perda da função imune foi identificado como vírus da imunodeficiência humana. (2)

A transmissão do HIV está intimamente relacionada às infecções sexualmente transmissíveis (IST) sendo estas consideradas o principal fator facilitador. (1) O modo de interação, crenças de diferentes grupos populacionais, fatores individuais, locais, sociais e pessoais determinam a vulnerabilidade ao HIV/aids e a outras IST. “Um aspecto fundamental a ser considerado na análise tanto da vulnerabilidade individual quanto da social são as relações desiguais de gênero, isto é, as relações de poder existentes entre homens e mulheres.” Essa desigualdade se expressa de diferentes formas como, por exemplo, a dificuldade de negociação do uso do preservativo, principal forma de prevenção de IST/HIV/AIDS; muitas vezes o desejo do parceiro se sobrepõe ao desejo e à possibilidade de se proteger. (1,3)

No Brasil, em 2020, as estimativas eram que existam cerca de 900 mil pessoas vivendo com HIV/AIDS, entre as quais cerca de 12 mil vão a óbito anualmente. (2). Em 2017, foi instituída pela lei 13.504, a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada “Dezembro Vermelho”; Tal fato está relacionado por ser o dia 1º de dezembro o Dia Mundial de Combate à Aids, e a cor vermelha foi escolhida em referência ao laço vermelho que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo com a resposta à epidemia de AIDS. A campanha engloba atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS e das demais infecções sexualmente transmissíveis com foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS. (1,4)

O Departamento de Qualidade de Vida da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DQV/PROGEPE/UFRPE) abraça esta campanha. Durante todo período da grave pandemia de COVID-19, onde só foi possível o trabalho remoto, o DQV investiu na elaboração de materiais para atividades educativas e de promoção da saúde, divulgadas por meio das mídias sociais da UFRPE e parcerias, como a do SINTUFEPE (Sites institucionais, Instagram, Podcast entre outros). A Seção de Enfermagem do DQV, a partir de janeiro de 2022, retornará às atividades presenciais do Programa de Saúde Sexual e Reprodutiva com consultas pré e pós-testagem, distribuição de preservativos e orientações com enfoque na promoção de saúde, prevenção de IST/HIV/AIDS e planejamento reprodutivo.

Para obter maiores informações sobre o tema e/ou esclarecer dúvidas, sobre o programa, disponibilizamos o email: promocaodesaudedqv@ufrpe.br. Por meio desse, é possível acessar uma equipe de saúde qualificada e obter as orientações necessárias.

Referências:

1. Joint United Nations Programme on HIV/aids (UNAIDS). Disponível em https://unaids.org.br/. Acesso em 01/12/2021.
  2. Júnior AM, Gomes JT. Estudo epidemiológico da aids no Brasil– BR, no período de 2015-2019, a sua história e políticas públicas criadas até os dias atuais. Revista temas em saúde. João Pessoa; 2020; 20(4):256-283, disponível em https://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2020/08/20413.pdf . Acesso em 01/12/2021.
  3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. HIV/Aids, hepatites e outras DST. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. 197 p. il. - (Cadernos de Atenção Básica, n. 18) (Série A. Normas e Manuais Técnicos)
  4. Brasil. Lei 13.504 de 07 de novembro de 2017. Institui a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho. Diário Oficial da União. 2017 Nov 08;214(1 seção):1. Disponível em https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/518390964/lei-13504-17. Acesso em 01/12/2021.

Autora:
      Mônica Gomes Simão Medeiros, responsável técnica pela Seção de Enfermagem do DQV/UFRPE, pós            graduação em UTI e Auditoria em Enfermagem.