Clareamento dental

 

O sorriso é fundamental na composição e apresentação do indivíduo na sociedade. O atual padrão de beleza para o sorriso pode ser traduzido em dentes claros, bem contornados e corretamente alinhados. Com isso, levou-se a um aumento da procura dos pacientes por tratamentos estéticos, nos quais se incluem o clareamento dental1, que é um procedimento estético não invasivo.

Dentre as técnicas de clareamento, destaca-se a de consultório, a caseira e a associação das duas. O clareamento de consultório é realizado no ambiente clínico e os resultados são vistos após a sessão. O clareamento caseiro consiste no uso de moldeiras individuais em que o próprio paciente faz a aplicação do gel. Dentre as vantagens do clareamento de consultório, destacam-se a melhor administração e controle do material clareador e, dentre as limitações, maior risco de sensibilidade, maior custo, o meio bucal deve estar totalmente adequado e o uso de isolamento gengival2.

Tanto a técnica de clareamento de consultório quanto a caseira mostraram-se eficazes, sendo uma vantagem da técnica de consultório a supervisão profissional durante todo o procedimento e o menor tempo de contato do gel clareador com a estrutura dental. A técnica caseira possui como desvantagem o tempo de tratamento e a colaboração do paciente, já que a mesma é realizada através de moldeiras individuais3. Outro ponto importante é que os pacientes devem ser informados sobre o efeito dos agentes clareadores na carcinogênese bucal, que pode ser considerado de baixo risco4.
         

No tocante ao uso de agentes caseiros ou naturais destaca-se que o mecanismo dos agentes naturais (bicarbonato, limão, vinagre, entre outros) e das pastas clareadoras dá-se por meio de abrasivos e dentifrícios à base de carvão vegetal, que além de não promoverem o clareamento da estrutura dentária, apresentam como efeitos adversos o aumento da rugosidade superficial do esmalte dental e o desgaste dentário. Ainda, alguns dentifrícios clareadores não contêm flúor, aumentando o risco de cárie5.

Cabe ressaltar que um estudo de 20206 concluiu que o YouTube não é uma fonte adequada de informações para pacientes sobre clareamento dental no Brasil, uma vez que a maioria dos vídeos não apresentou qualidade satisfatória para os critérios de confiabilidade e utilidade. Os dentistas são a melhor fonte de conteúdo para clareamento dental e os vídeos mais populares do YouTube são de leigos. 

Portanto, faz-se necessária para a implementação de um tratamento seguro, que seja realizado com um cirurgião-dentista, pois a partir da avaliação profissional, pode-se saber qual a etiologia do escurecimento dos dentes e direcionar o melhor tratamento para um clareamento dental efetivo.

O Departamento de Qualidade de Vida –DQV/PROGEPE/UFRPE desenvolve e apoia ações de promoção e prevenção à saúde. Em caso de dúvidas sobre o tema abordado, entrar em contato pelo e-mail: ssb.progepe@ufrpe.br

Referências Bibliográficas

1.Franci C, Marson F C, Briso ALF, Gomes MN. Clareamento dental: técnicas e conceitos atuais. Rev Assoc Paul Cir Dent. 2010; Ago;64(1):78-89.

2. Barbosa DC, De’Stefani TP, Ceretta LB, Ceretta RA, Simões PW, D’Altoé, L. F. Estudo comparativo entre as técnicas de clareamento dental em consultório e clareamento dental caseiro supervisionado em dentes vitais: uma revisão de literatura. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, 2017;27(3), 244-252.

3. Vieira, J. G., Reis, J. A. B., Mondelli, R. F. L., & Soares, A. F. Efeitos do clareamento dental em consultório para dentes polpados: uma revisão da literatura. Rev. Salusvita (Online), 2019; 739-754.

4. Consolaro A, Francischone LA, Consolaro RB. O clareador dentário atua como co-carcinógeno na mucosa bucal, inclusive quando em dentifrícios e antissépticos: fundamentos para orientação de pacientes ortodônticos e como evitar seus efeitos indesejáveis. Dental Press Journal of Orthodontics, 2011;16, 28-35.

5. Gimenes SA, Andrade CA, Lachi EL, Castelani FB, Küster I, Almeida, CS, Fabre H SC. (2022). Eficácia das pastas clareadoras contendo carvão ativado e seus efeitos na estrutura dentária: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Development, 8(2), 13098-13108.

6. Silva MCBD, Trevizan L, Monteiro Junior S. Seria o YouTube uma fonte confiável de informação sobre clareamento dental no Brasil?. Revista de Odontologia da UNESP, 2020; 49.

 

Autora: Ayonara Dayane Leal da Silva, Técnica em Saúde bucal CAS/DQV/UFRPE, Odontóloga, Mestranda em Ciência e Tecnologia em Saúde – UEPB.